ff

domingo, 8 de julho de 2012

No início, o planeta era muito quente, formado por uma massa de substâncias fundidas a altíssimas temperaturas — como é a lava dos vulcões ainda hoje. (Você já viu alguma erupção vulcânica pela TV ou em fotos na imprensa?) Toda a superfície e o interior da Terra eram formados por    incandescente.

Os minerais mais densos e pesados afundaram, constituindo o núcleo do planeta, composto principalmente de níquel e ferro. Parte desses minerais permaneceu nas camadas superiores, originando as atuais jazidas de minerais metálicos.

Os minerais mais leves, de menor densidade, como silício, oxigênio, alumínio, magnésio e outros, se concentraram nas camadas exteriores e foram esfriando lentamente, até formarem uma fina camada rochosa na superfície — a crosta terrestre.

Como você pôde ver na página anterior, a antiga configuração dos continentes era completamente diferente da atual. A superfície da Terra permanece em movimento: até hoje os continentes continuam se movimentando e a configuração do planeta continua sofrendo transformações.

                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário