ff

domingo, 15 de julho de 2012

Mecanização agricola


A mecanização da agricultura iniciou-se nos Estados Unidos entre o fim do século XIX, com pesadas máquinas a vapor, e as primeiras décadas do século XX, com os tratores equipados com motor a explosão. A utilização de máquinas foi um importante fator de desenvolvimento da agropecuária: permitiu que a preparação do solo, o plantio e a colheita fossem realizados em áreas cada vez maiores, utilizando cada vez menos mão-de-obra.

A crescente mecanização da agricultura propiciou, por um lado, um grande aumento da produtividade e da produção, mas, por outro, ao necessitar de menos trabalhadores, gerou desemprego no campo, obrigando muitas pessoas a migrar para as cidades.






Isso ocorreu de forma diferenciada nos vários países e regiões do planeta. Na maioria dos países desenvolvidos, por exemplo, os trabalhadores agrícolas que se dirigiam às cidades encontravam trabalho porque os demais setores da economia, como indústrias, comercio e serviços, também estavam recebendo investimentos e, portanto, crescendo. Já nos países e regiões pobres, a maioria dos trabalhadores agrícolas que se deslocavam para as cidades não encontrava emprego. Tentavam sobreviver do subemprego, submetendo-se a condições muito precárias de moradia em favelas e cortiços.

Além da mecanização, as comunidades desenvolveram técnicas adaptadas às condições naturais da região em que vivem, como se pode observar nas fotos a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário