ff

domingo, 8 de julho de 2012

formaçao das bacias sedimentares

7t Nosso planeta está em constante transformação, e nele existem paisagens naturais de idades muito diferentes. Enquanto algumas montanhas se originaram em eras geológicas anti-fps, as mais altas cadeias montanhosas são resultado de dobramentos ocorridos na era geo-■ lógica atual. Você poderia citar alguma dessas cadeias?

Para compreender melhor essas transformações, pense na seguinte cena: a água bar-mta da chuva descendo o morro. A água, nesse caso, é um agente externo que altera o ambiente. Ela está transportando partículas do solo das partes mais altas do relevo para as ’ partes mais baixas. Imagine então o volume de material que a água das chuvas pode transportar ém um século, em mil anos, em um milhão de anos, em um bilhão de anos!

Assim, ao longo do tempo geológico, as cadeias de montanhas vão sendo rebaixadas pela ação dos agentes externos, que são principalmente a água da chuva, os ventos, os rios e, às vezes, as geleiras. Por isso, as montanhas mais antigas têm altitudes menores e são mais arredondadas que as montanhas mais recentes.

Mas... para onde vai o material do alto das montanhas transportado pelas chuvas — os sedimentos? Deposita-se nas partes mais baixas do relevo, formando, ao longo do tempo ^ológico, grandes estruturas chamadas bacias sedimentares. Observe o esquema e a foto:
: * mação das bacias sedimentares

Nenhum comentário:

Postar um comentário