ff

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novas fontes de ernegia

O petróleo passou a ser utilizado como fonte de energia em 1859, nos Estados Unido.: No início, era usado nos lampiões que iluminavam as ruas das cidades e o interior das casas.

Com a invenção dos motores a explosão, que são movidos a gasolina ou óleo diesel — derivados do petróleo —, o consumo de petróleo não parou mais de crescer. Poucos ano.: depois de inventados, esses motores eram empregados para movimentar trens, navios, carros e aviões.

Como você já deve ter percebido quando estudou a invenção das máquinas hidráulicas e a vapor, a introdução de uma nova tecnologia pode acarretar grandes mudanças. Foi o que ocorreu com os motores a explosão. Essa inovação tecnológica provocou outra revolução nas indústrias, nos sistemas de transportes e na organização interna das cidades.


Quando esses motores não existiam, as fábricas tinham de localizar-se próximo às izidas de carvão, ou em cidades portuárias, ou então nas margens das ferrovias. Com a ivenção dos motores a explosão, tornou-se possível instalar fábricas e ferrovias em muitos outros lugares do planeta. O transporte da nova fonte de energia, além de ser mais fácil, também era mais barato.

Os motores a explosão contribuíram para a expansão da indústria automobilística, que, por sua vez, impulsionou o surgimento de diversas outras fábricas que produzem os equipamentos necessários para a montagem dos automóveis (novas máquinas e ferramentas), além de indústrias de autopeças (peças para carros, como partes de motor, volante, faróis, amortecedores etc.).

Em função de tudo isso, formou-se ainda uma ampla rede de comércio e serviços, provocando grande transformação no espaço geográfico. Nessa época, início do século XX, a ford foi a primeira indústria automobilística do mundo a implantar a linha de montagem com produção de carros em série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário