ff

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Eras geológicas e alguns de seus periodos

Era Pré-cambriana: durou cerca de 4 bilhões de anos. Isso significa que quase 90% de toda a história geológica do planeta ocorreu nessa era.

Durante o período Árqneozóleo houve a formação da crosta terrestre. Embora a palavra arqueozóico signifique “o começo da vida”, os pesquisadores não encontraram provas de que nessa era havia qualquer tipo de organismo vivo no planeta. A atmosfera tinha composição completamente diferente da atual e, como a crosta ainda estava se formando, o número de vulcões em atividade era enorme. A temperatura da superfície era tão alta que a água das chuvas evaporava antes mesmo de chegar ao solo.

Durante o período Proterozóico a vida começou a surgir no oceano de forma primitiva: apenas bactérias e algas. Nessa era, nos terrenos que fazem parte do território brasileiro, ocorreram vários dobramentos, dos quais restam as serras, que são ricas em ferro, ouro e outros minerais metálicos.

Era Paleozóica? durou em torno de 325 milhões de anos. Nessa fase desenvolveram-se os peixes — aumentando em quantidade a vida nos mares — e a flora.

No período Carbonífero, o penúltimo dessa era, surgiram grandes florestas e iniciou-se a formação das bacias de carvão mineral. Foi essa a principal fonte de energia utilizada na industrialização a partir do século XVIII. Ela continua sendo muito utilizada nas usinas termelétricas e em algumas indústrias, principalmente as siderúrgicas.

Era Mesozóicas teve duração de aproximadamente 179 milhões de anos.

No período Triássico surgiram os dinossauros, que no Jurássico se espalharam pela Terra.

No período Cretáceo iniciou-se a movimentação das placas tectônicas e formaram-se as bacias de petróleo, que, como vimos no início do capítulo, é a principal fonte de energia do planeta. No final desse período, houve uma extinção abrupta de numerosas espécies, inclusive dos dinossauros.

Era Cenozóicas começou há cerca de 66 milhões de anos. Com o desaparecimento dos dinossauros, foi possível a expansão e diversificação dos mamíferos.

No período Terciário, as placas tectônicas continuaram se movimentando, os continentes separaram-se e surgiram as grandes cadeias montanhosas — Andes, Rochosas,
Alpes e outras.

No período Quaternário, surgiram os primeiros seres humanos e aconteceram as glaciações, durante as quais houve avanço das calotas polares e das geleiras nas cadeias montanhosas novas, sobretudo no Hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário