ff

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

saida da russia na primeira guerra

Com a ascensão da Revolução de outubro de 1917, a Rússia foi retirada da Primeira Guerra Mundial pelos líderes socialistas
Com a ascensão da Revolução de outubro de 1917, a Rússia foi retirada da Primeira Guerra Mundial pelos líderes socialistas
Intensas crises sociais marcaram as sociedades europeias no ano de 1917, em decorrência dos três primeiros anos de conflitos que marcaram a Primeira Guerra Mundial. Faltavam alimentos em várias localidades e o número de pessoas que morriam no front de batalha aumentou, juntamente com o número de feridos e mutilados. As crescentes mortes entre a população civil foram outro fator que acentuou as crises.
Decorridos três anos de guerra, algumas nações envolvidas no conflito tiveram que recompor seus contingentes de soldados e armamentos. Para isso, o alistamento militar passou a ser obrigatório e os reservistas camponeses foram convocados para ingressar na guerra. Esse fato causou graves problemas na Rússia, que, em 1917, enviava milhares de camponeses despreparados para a guerra.
Ainda no ano de 1917, a Rússia se encontrava em meio a uma desordem social, governada pelo poder absolutista do Czar Nicolau II, que impunha à sociedade russa altas taxas de impostos. A população reivindicava melhorias na qualidade de vida, redução das taxas de impostos e a saída do país da guerra, pois a manutenção da Rússia na guerra trazia ônus para a população.
Em fevereiro de 1917, o partido liberal-conservador russo, Menchevique, destituiu o Czar Nicolau II do poder e implantou um governo provisório com o apoio da burguesia. No mês de outubro de 1917, ocorreu a Revolução Socialista na Rússia. Liderado por Lênin e Trotsky, o partido revolucionário bolchevique conseguiu ingressar no poder após a vitória sobre os Mencheviques, implantando o socialismo e a nacionalização da economia.
Uma das primeiras medidas estipuladas pelos líderes bolcheviques foi anistiar os exilados e retirar os contingentes de soldados russos da Primeira Guerra. Dessa maneira, a Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos. Logo após a retirada da Rússia socialista da guerra, seu principal líder, Lênin, assinou junto à Alemanha um Tratado de Paz entre as nações. O Tratado foi denominado Brest-Litovsk (1918). Com ele, a Rússia perdeu vários territórios para a Alemanha, como a Estônia, a Lituânia, a Ucrânia e a Finlândia.
A retirada da Rússia da Primeira Guerra Mundial ancorou a Alemanha de forças. Diversos territórios ficaram livres para o deslocamento das tropas alemãs, possibilitando aos alemães um clima otimista, ou seja, a Alemanha reascendeu a crença na vitória durante a Primeira Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário